Cean | Centro de Estudos "Ayres Netto"

CEAN - Quem Somos > Histórico
Histórico

Santa Casa - Iluminação
O CENTRO DE ESTUDOS “AYRES NETTO” (C.E.A.N.) do departamento de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Central da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, fundado em 16/06/1986 é uma Associação Civil, pessoa jurídica de direito privado para fins não econômicos.

Fundado em 1928, com o objetivo de aglutinar conhecimentos médico-científicos, de aquisição difícil na época, o Centro de Estudos "Ayres Netto", recebeu o nome do fundador da primeira clínica de mulheres da Santa Casa de São Paulo, Dr. José Ayres Netto, médico e professor de saber notável, que dominava os conhecimentos mais abrangentes e atualizados, fruto de trabalho exaustivo, dedicado e organizado. Visava ao permanente intercâmbio de conhecimento com professores de outras nacionalidades, principalmente da Alemanha. O ano de 1987 representou um marco na história do nosso Centro de Estudos, com a oficialização como entidade sem fins lucrativos e a realização da 1ª Jornada de Obstetrícia e Ginecologia da Santa Casa de São Paulo. A partir de então o CEAN tornou-se o organizador de um grande evento da ginecologia e obstetrícia brasileira.O Centro de Estudos "Ayres Netto", tem ainda proporcionado subsídios e subvenções para o desenvolvimento de inúmeras linhas de pesquisa no Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Santa Casa de São Paulo, auxiliando na elaboração de material didático para os professores, residentes, estagiários e alunos, além de contar com uma biblioteca auxiliar, onde são encontrados os mais atualizados livros e periódicos das especialidades a que se dispõe.Incentivando a pesquisa, tornou-se fundamental no desenvolvimento da pós-graduação em Tocoginecologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Finalidade

Promover e patrocinar o aperfeiçoamento da cultura médica entre seus associados;
Promover reuniões científicas, cursos de aperfeiçoamento, conferências, palestras, trabalhos, pesquisas e outras atividades atinentes à especialidade.

Missão

Atualização e reciclagem em Ginecologia, Obstetrícia e outros temas relacionados à Saúde da Mulher.

Sede

Rua Doutor Cesário Mota Júnior, nº 112 Vila Buarque – São Paulo – Capital.

Funcionárias

6